O estilo de vida e a rotina diária podem afetar o cabelo, podendo ficar mais quebradiço ou com as pontas danificadas. A exposição solar e o contacto com a água do mar e da piscina acentuam a sensibilização dos fios capilares, que ficam menos brilhantes, mais secos e com pontas espigadas.
As pontas espigadas ocorrem quando existe a separação do fio em duas ou mais partes e, apesar de ser na ponta, pode afetar o resto do fio de cabelo. A exposição solar é uma das causas, mas não só. A utilização de certos produtos de styling podem danificar os fios de cabelo, assim como o uso frequente de secador e placas de alisamento. Os cabelos com madeixas e finos têm igualmente maior tendência a ficarem com as pontas espigadas.
Existem, contudo, certos cuidados a ter para salvaguardar a saúde do cabelo e prevenir o aparecimento das pontas espigadas:
- Hidratar e nutrir o cabelo;
- Corte de cabelo para eliminar as pontas do cabelo mais secas e danificadas;
- Saber escolher a melhor altura para fazer a coloração (se estiver danificado, não será o melhor momento);
- Usar protetor solar;
- Escolher produtos de lavagem adequados ao seu tipo de cabelo.
O tratamento também é possível, com o uso de produtos adequados a cada tipo de cabelo, que garantem a hidratação do cabelo, como o condicionador ou máscaras. A Bioscalin dispõe de soluções adaptadas a cada necessidade.